Friday, March 16, 2007

O lab

Falando do laboratório. O sítio onde trabalho é bastante agradável. O edifício é super engraçado. Vejam pela foto:
Podem ver na foto uma ponte que liga logo ao 5º piso. Parece que estamos a entrar num castelo. No topo pode-se ver um telescópio (o edifício é partilhado com o departamento de física) embora a minha supervisora explicou-me que devido à luminosidade da zona ele não serve para investigação (devem ter rios de dinheiro para gastar aqui). O edifício é tão bonito e calmo que os alunos estudam nas mesas dos atriums e corredores, já para não falar que têm a cantina que é muito boa (tipo restaurante mesmo) e relativamente barata (cerca de 5,5 euros).

Dentro do lab vive-se um ambiente bastante relax. Conheci quase todos no 1º dia mas não decorei nomes (ser apresentado a umas 40 pessoas de seguida todas com nomes que não conseguia soletrar faz isso). A grande maioria dos investigadores deve andar na casa dos 20s/30s por isso é um grupo bastante jovem. Isto reflecte-se na roupa casual a usar no trabalho (calças largas e T-shirt é bastante comum; camisas muuuuuuito raras), nas conversas e também na música moderna e mexida constante que anda pelo lab (pq existem aparelhagens em diversas zonas do laboratório e a minha é de longe a mais mexida). É um laboratório bastante internacional (com italianos, espanhóis, chineses, alemães entre outros).
As pessoas com quem trabalho aqui também são muito simpáticas. As reuniões são bastante informais embora se fale de coisas sérias (até asneiras se ouvem lol). O ambiente entre todos é tão descontraído que constantemente se ouvem gargalhadas e conversas animadas pelos corredores. Bom sítio para trabalhar realmente.
O próprio lab é um espanto: muitíssimo bem equipado, com gabinetes bem iluminados (com paredes de vidro), cozinha e sala de refeições e diversas zonas com laboratórios na parte de dentro do edifício onde há de tudo. O sítio é tão grande que mesmo ao fim de duas semanas a vaguear pelos corredores posso dizer que ainda não explorei tudo.
Claro que tenho de ter o meu próprio cartão magnético para entrar (não estivesse eu em Estocolmo), aliás eu acho que vou começar a fazer colecção de dispositivos magnéticos para abrir portas (já vou em 4).

6 comments:

Tânia Veiga said...

Bem, o edifício é espectacular!Muito louco mesmo!
Ainda bem que o ambiente é porreiro. Por mim, posso dizer que compartilho do ambiente e do som no laboratório,mas no edifício, fico sem dúvida muito atrás! O meu é de tijolo vermelho com aspecto velhinho :p

Será que se pode ir ver estrelas à noite no telescópio? Ao menos sempre lhe dávamos uso =P

Ana said...

5,5 e meio é barato!!!
Ta louco!!! Na minha cantina paga-se 2,80 e mais podemos ir a qq cantina de qq faculdade e a alguns restaurantes por este preço.. ainda dizem q Milao é caro..;) Viva a Itália! Viva os povos latinos!;p

Ana said...

5,5 ou cinco e meio.. peço perdao. ate fiquei atordoada..:p

Ricardo said...

LOL. Toda a gente com quem falo aqui responde: "até é bastante barato". Considera que a cantina é de luxo (vão lá investigadores e chefes comer por isso n é uma porcaria qq) e não só os 5,5 incluem bebida (que estão expostas pa ires tirando), café (com disponibilidade de pores leites e afins, também em exposição), buffet de saladas, e embora nnc tenha experimentado tb existem diversos bolos requintados à mao de semear por isso tb deve estar incluído. A verdade é que nnc tentei os bolos pq a quantidade servida é enorme (tem-se mm de deixar alguma comida no prato). A própria da comida é mt fina sendo que a descrição dos pratos tem no mínimo 10 palavras e ainda ontem a Sophia e a Cilla (a minha chefe e supervisora respectivamente)não conseguiram traduzir-me tudo. Para além disso têm uma opção muito usada pelo pessoal do meu lab que é "olhe é pa levar" e eles poem numas caixinhas próprias e podemos ir comer para a sala de refeições do lab.
Enfim chamar aquele sítio cantina é quase um insulto.

Susana said...

Muito giro o edifício, sim sr! :)Uma obra de arquitectura ;)
Bem... falar da cantina da minha faculdade... ora pago cerca de 20 coroas pelo prato (cerca de 2,7 €) e o resto é tudo extra: saladas, bebida e café. Se fizer um almoço de saladas só (muito queijo, mtas sementinhas diferentes, muitos tipos de coisas verdes), também me fica pelas 20 coroas +- (é a peso). O café consigo de borla no meu departamento (tem máquina de café e podemo-nos servir à vontade). Portanto, uma refeição completa na cantina não fica por menos de 4 €. Um "galão", por exemplo são 1,5 €. Um chocolate é +- a mesma coisa. A qualidade da comida não é má, mas as refeições (aspecto, quantidade, etc) em si não são melhores que as do IST, o que já diz alguma coisa lol. Também há a modalidade de embrulhar o pratinho (de cartão) em papel de alumínio (que está disponível, bem como talheres descartáveis) e levar para a sala de refeições do departamento. Uma peça de fruta a vulso custa cerca de 50 cêntimos.
Num restaurante na cidade não consigo comer por menos de 80 coroas (11 €) e já é ter alguma sorte.Há que ir preparado para as 100 Kr (14 €).

Unknown said...

cá eu levo toooooodos os dias comidinha de casa! restos dos meus maravilhosos jantares. Beijinhos Ricardo!